INSTRUÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO POSTER


  1. Pelo menos um dos autores deverá se inscrever para a apresentação do trabalho completo aprovado ORAL ou POSTER.
  2. Para a publicação do artigo nos anais é necessário que pelo menos um dos autores tenha sua inscrição paga no evento.
  3. A publicação nos anais não está condicionada a apresentação do trabalho no evento.
  4. Na impossibilidade de pelo menos um dos autores para apresentação ORAL ou POSTER durante o evento, favor entrar em contato com Prof. Pablo Peron de Paula, eng.producao@fip-moc.edu.br,  informando, simplesmente, o código do trabalho.

PARA BAIXAR O MODELO DE LAYOUT DO POSTER EM ARQUIVO POWER POINT CLIQUE AQUI

APRESENTAÇÃO POSTER


  1. Generalidades: Um trabalho poster é basicamente um trabalho técnico disposto graficamente, informando ao leitor os objetivos da pesquisa, métodos experimentais, materiais, resultados e conclusões.  Este regulamento visa auxiliar o autor a elaborar um trabalho poster, devendo por isso ser encarado como modelo, não havendo obrigatoriedade em seguí-lo.
  2. Apresentação escrita dos trabalhos posters – Os posters poderão ter a dimensão máxima de 90 cm de largura e 115 cm de altura, expostos na vertical. Deverá conter Título, Nome dos autores com respectivas Instituições e e-mail para contato. Sugestão de texto: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões e Agradecimentos. De modo a auxiliar um observador, é necessário que o trabalho contenha uma seção de objetivos, clara e concisa, seguida de seção sobre experimentos. A maior parte do trabalho deverá ser constituída de resultados, contendo as conclusões do trabalho. O observador do poster deverá ser capaz de extrair a essência do trabalho, mesmo durante o período em que o autor não se encontra presente. Este objetivo poderá ser alcançado com o uso de uma ou mais das diretrizes que se encontram a seguir:
    a) Organizar as unidades do poster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;
    b) Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador;
    c) Itemizar o poster, como em qualquer trabalho técnico;
    d) Ter disponíveis prospectos, textos suplementares, resumos, ou ainda cartões de visitas que possam ser entregues aos interessados.
  3. Equipamento fornecido – Será fornecido suporte tipo trilho suspenso para fixação. Recomenda-se a inclusão de material adequado no poster para fixação em tripé, ie, serão fixados com nylon ou corda do próprio suporte do poster. Sugerimos que o pedido da plotagem/impressão do poster seja feita com o suporte para fixaçãoTodo material necessário para afixar o poster no painel é de responsabilidade do autor.
  4. Afixação e retirada dos posters – Os trabalhos deverão ser afixados pelos próprios autores, na véspera do início da programação técnica do Evento, ou em ocasião que venha a ser estabelecida pela Comissão Técnica.  É também, responsabilidade do autor a retirada do poster, ao final da sessão. Posters não retirados serão inutilizados pela Comissão Técnica.
  5. Discussão com os Autores – A apresentação POSTER implica na apresentação do trabalho e não apenas na exposição do banner do mesmo. Durante a exposição o(s) autor(es) deve estar presente para tirar as dúvidas dos interessados e fazer explanações.
  6. Certificados – Os certificados dos autores serão disponibilizados para impressão através da homepage do Evento após 30 dias contados do término do evento. Somente terão direito a certificado os autores de trabalhos efetivamente dispostos no evento.

COMISSÃO CIENTÍFICA


Contato: Prof. Pablo Peron de Paula
Email: eng.producao@fip-moc.edu.br
Assunto: EMEPRO – Envio Trabalhos Tecnicos